A inteligência das emoções

Preciso dizer que estou lendo um ótimo livro chamado “O momento decisivo”, de Jonah Lehrer. Ele fala sobre como o cérebro humano faz escolhas, desde o sabor de sorvete até ações da bolsa de valores. O livro é carregado de insights a respeito de comportamentos diversos e eu venho refletindo a respeito deles nos últimos dias. Um ponto que me provocou bastante foi sobre como as emoções fazem com que tomemos as decisões… certas. E isso tem uma relação com intuição; um lado do nosso cérebro tem o poder de ter previsões acerca dos próximos acontecimentos baseando-se nas nossas antigas escolhas. Ele tem uma percepção apurada – e inconsciente – da escolha correta.

Percebo como isso é intrínseco na vida de um planner. A gente dispende vários momentos tendo que fazer escolhas, e toda escolha exige uma renúncia, o que é bastante arriscado. O que comunicar, o que pode ser ou não relevante para um determinado público, quais argumentos e referências utilizar para que a criação compre a nossa ideia… O que escolhemos pode dar muito certo ou muito errado, mas aí está a dor e a delícia do que fazemos.

Ainda não tenho ideia de como seguir a intuição dá certo. Talvez seja como o mestre Julio Ribeiro disse, planejamento é mágica. Depois da pesquisa, temos vários caminhos que podem ser seguidos, mas por que escolhemos o que escolhemos? Digo de novo que não faço ideia, e se você souber, peço humildemente que me diga.

Mesmo sendo de um outro ramo, mas dentro do mesmo contexto, acredito muito no que diz o jogador de futebol americano Tom Brady, enquanto quarterback. “Não existem regras rígidas. Você apenas sente que está indo para o lugar certo… E é para lá que arremessa.”

Um Comentário

  1. Vinicius Lima

    Me empresta esse livro depois? Me interessei. Belo post, Dani. Até mesmo na criação tem essa coisa de seguir a intuição. Mais do que qualquer coisa, a gente não sabe pra onde estamos indo, mas se parece ser uma ideia que é legal e resolve os problemas do cliente, temos que correr o risco. Tem muita coisa em jogo, inclusive nosso emprego. Beijo.

  2. projetoplanner

    Hey, Vini, claro! É excelente, está no meu top 5. E obrigada.
    Acredito muito que antes da intuição vem a percepção por conta das nossas antigas escolhas, ou experiências. Daí utilizamos nossas emoções para emocionar os outros. Que loop genial. Outro beijo.

Deixe um comentário